23 a 27 AGO | 27 a 30 SET |25 a 28 OUT

  • 00Dias
  • 00Horas
  • 00Minutos
  • 00Segundos
Apresentação: Com todas as mudanças que atualmente acontecem pelo mundo nos últimos meses, se faz necessário repensar todas as atividades e principalmente no segmento de congressos presenciais. Eventos faz parte de uma cadeia extraordinária que aproxima pessoas com propósitos semelhantes, criando novas possibilidades de negócios e ideias que podem transformar profissionais e empresas, além de interagir com o Mundo. Pensando na Reconstrução do País, na segurança do nosso público e também na importância desta troca de informações tão necessária para o crescimento profissional, definimos que em 2021 nossos congressos serão ONLINE.  O COMCIFOR  na sua 2ª versão, planejado para 2020 foi adiado para 2021,  em função da Pandemia, porem, a cidade de São Paulo ainda continua em grande risco de contaminação pelo Covid-19, sendo prudente e necessário, aguardar o momento de liberação e tranquilidade para os encontros presenciais.  II COMCIFOR será realizado juntamente com o I CONAPERJ – II Congresso Multiprofissional de Ciências Forenses e I Congresso Nacional de Pericia Judicial
Público Alvo: Profissionais das mais diversas áreas como: Peritos criminais, delegados, juízes, advogados, integrantes do Ministério Público, Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, e estudantes das áreas civis e criminais de ciências forenses se reúnem neste evento voltado para a investigação criminal e a posição dos profissionais neste segmento. O objetivo é debater as ciências forenses do Brasil e reunir profissionais do setor. 

Programação Preliminar II COMCIFOR - I CONAPERJ


II COMCIFOR – I CONAPERJ
Congresso Multiprofissional de Ciências Forenses  | Congresso Nacional de Perícia Judicia
l

23 de agosto de 2021 | CONFERÊNCIAS DE ABERTURA 

das 09h00 às 10h00   Conferência de Abertura Eixo Criminalista 

Prof. Robson Mourão | Perito Criminal, Professor, Palestrante, Doutorando em Direito e Autor
A NOMORREIA PENAL E O TRABALHO PERICIAL CRIMINAL

Os tempos modernos trazem conjuntamente uma explosão na construção e proliferação de novas leis penais constantemente. A sociedade, por vezes, tem um papel impulsionador na centrifugação de tantas leis penais. Leis que tutelam animais, pessoas de grupos especificos (mulheres, idosos, criancas), enfim, a quantidade de leis e teorias penais na atualidade só vem aumentando. Logo, resta indagar sobre quais os reflexos de tudo isso nos trabalhos periciais criminais ? O que foi alterado diante de tantas leis e doutrinas ? 

das 10h00 às 10h30  Momento Patrocinador e interação no Instagram @comcifor com Luciene Marinho 



das 11h00 às 12h00   Conferência de Abertura Eixo Criminologia  

Dra. Denise Morelli | Psicóloga, Perita em Psicologia Forense
HIPNOSE FORENSE: RESGATANDO MEMÓRIAS 

A hipnose é um estado alterado de consciência que está entre o estado de vigília e o sono, apesar disso não se perde a consciência. Essa técnica só é realizada em vítimas e em testemunhas. Atualmente, tem-se constatado que grande parte dos crimes cometidos deixam poucas pistas, ocorrem em situações que não beneficiam as testemunhas (locais com pouca visibilidade, à noite, etc.) ou então muitos detalhes destes crimes passam despercebidos pelas pessoas que, estando sob forte emoção durante o fato, não se lembram de vários detalhes no momento do depoimento. Nesse contexto, surge a hipnose forense como ferramenta investigativa para auxiliar a força policial a levantar indícios que possam colaborar na investigação criminal. 

das 12h00 às 12h30  Momento Patrocinador e interação no Instagram @comcifor com Luciene Marinho 



das 13h00 às 14h00
   Conferência de Abertura Eixo Perícia Judicial 

Profa. Zulemay Ramos | Perita Judicial e Assistente Técnica. Especialista em Documentoscopia e Grafoscopia
O PAPEL DA PERÍCIA NA BUSCA DA VERDADE 

O papel do perito na elaboração do laudo pericial como peça importante para a sustentação das provas no processo. Os resultados apontam que o perito se reveste de grande relevância na elaboração do laudo pericial, uma vez que este, como prova material técnico-científica próxima da verdade real dos fatos, pode influenciar o convencimento do juiz e sua decisão.

das 14h00 às 14h30 Momento Patrocinador e interação no Instagram @comcifor com Luciene Marinho 


das 15h00 às 16h00   Conferência de Abertura Eixo Publicações 

Prof. Luiz Walter Carvalho | Farmacêutico, Bioquimico, Perito Criminal, Professor do INFOR e do CERS-Centro de Estudos Renato Saraiva
A PESQUISA FORENSES ESSENCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PERÍCIA CIENTÍFICA 

As Ciências Forenses, através do Perito Criminal, que encontra-se a serviço da justiça, em fornecer a prova técnica ou prova pericial, com base na análise cientifica, mesmo utilizado toda a tecnologia atual e disponível para a investigação forense cientifica, deparamos com novos desafios para elucidar ações, causas, motivação e identificação dos criminosos, que em muitas vezes suas ações vem contrapor o sendo comum, a única saída para elucidar estas novas ações é a atividade da pesquisa cientifica na área forense, com objetivo de correlacionar as causas e efeitos para buscar respostas aos fatos delituosos que afetam diretamente o ser humano ou o meio ambiente. Assim as pesquisas e suas publicações contribuem de forma inquestionável a evolução da ciência, obtendo como resultado novos métodos científicos para que seja feita justiça, contribuindo para uma sociedade mais justa.

das 16h00 às 16h30 Momento Patrocinador e interação no Instagram @comcifor com Luciene Marinho 


das 17h00 às 18h00   Conferência Tema Central

Prof. Ian Marques |
Perito Criminal especialista em Genética Forense, Professor e Palestrante
O PAPEL SOCIAL DO PERITO E DA PERÍCIA NA COMPROVAÇÃO DOS ELEMENTOS DA PROVA 

Os meios científicos de prova e a resolução de crimes impactam na vida de todos os cidadãos envolvidos, sejam eles acusados, vítimas ou familiares. O objetivo desta palestra é mensurar o impacto social da Perícia Criminal na vida das pessoas.

das 18h30 às 19h00 Momento Patrocinador e interação no Instagram @comcifor com Luciene Marinho 


II COMCIFOR – I CONAPERJ
Congresso Multiprofissional de Ciências Forenses  | Congresso Nacional de Perícia Judicia
l

24 de agosto de 2021 | CONFERÊNCIAS EIXO CRIMINALÍSTICA  - Comitê de Conteúdo Prof. Robson Mourão Lopes | Perito Criminal -MA


das 09h00 às 10h00
   Palestra Inaugural  

Prof. Robson Mourão | Perito Criminal, Professor, Palestrante, Doutorando em Direito e Autor
A SERENDIPIDADE E OS EXAMES PERICIAIS 

O encontro fortuito de provas também é chamado de serendipidade e foi elevado à condição de princípio processual penal por alguns doutrinadores. Tal princípio, que exigirá a presença de certos requisitos, possibilita reconhecer como lícita a prova ou a fonte de prova de outra infração penal, obtida no bojo de investigação cujo objeto não abrangia o que foi, inesperadamente, revelado. 

das 10h00 às 10h30  Momento Patrocinador e interação no Instagram @comcifor com Luciene Marinho 


das 11h00 às 12h00   Palestra Top  

Prof.  Claudemir Rodrigues Dias Filho  | Perito Criminal, Professor, Diretor ABC e SBCF, Palestrante e Autor
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ANÁLISE DE MANCHAS DE SANGUE

O estudo de padrões de manchas de sangue existe há mais de 100 anos. No Brasil, este estudo é pouco evidenciado quando comparado a países como Estados Unidos, Canadá e França. Em um local de crime, a presença de fluidos pode indicar muitos aspectos relevantes à tomada de decisão do perito em ação, utilizando princípios físicos, químicos, biológicos e matemáticos, partindo do pressuposto de entender o mecanismo que gerou as manchas de sangue. 

das 12h00 às 12h30  Momento Patrocinador e interação no Instagram @comcifor com Luciene Marinho 


das 13h30 às 14h30   Palestra   

Dr. Wilton Carlos Rego Ribeiro  | Perito Criminal, Professor, Palestrante, Doutorando em Direito e Autor
UMA ANÁLISE PERICIAL SOBRE OS VESTÍGIOS MATERIAIS DEIXADOS POR CRIMINOSOS EM SÉRIE

Criminalística, Local de Crime, Preservação e Isolamento do Local de Crime, A responsabilidade e autoridade do policial no local do crime e perícia no local.  evidenciar a necessidade eficaz na preservação do local do crime, concernente à investigação policial e Judiciária, dentro de uma visão dos modernos meios utilizados pela polícia científica.

das 14h30 às 15h00  Momento Patrocinador e interação no Instagram @comcifor com Luciene Marinho 


 

das 15h00 às 16h00   Palestra 

Cristiano Mougenour Mores  | Perito Criminal Federal -Prof. e Coordenador de cursos de pós-graduação na Faculdade de Tecnologias Avançadas – FTA.
O PAPEL DA PERÍCIA NA INVESTIGAÇÃO DE CRIMES AMBIENTAIS EM GRANDES TRAGÉDIAS 

Frente aos grandes impactos ambientais, a Perícia destaca a sua importância por meio de laudos técnicos, identificando e mensurando a intensidade dos danos ambientais em  regiões atingidas por tragédias causadas pela ação humana. 

das 16h00 às 16h15  Momento Patrocinador e interação no Instagram @comcifor com Luciene Marinho 


das 16h30 às 17h30   Palestra

Prof. Marek Henryque Ferreira Ekert | Perito Criminal da Perícia Oficial de Alagoas, Especialista em Perícia e Genética Forense, Professor e Autor
GENÉTICA FORENSE NA RESOLUÇÃO DE CRIMES SEXUAIS

A Genética Forense é muito utilizada na criminalística para o confronto de vestígios biológicos de indivíduos envolvidos em um crime. Quando trabalhamos com amostras encontradas em locais de crime, você tenta encontrar vestígios biológicos que possibilitam identificar o autor do crime.


das 17h30 às 18h30   Palestra 

Walleson Ferreira | Perito Criminal Oficial/MA, Desenvolvedor do aplicativo inLaudo
TECNOLOGIAS APLICADAS EM LOCAIS DE CRIME

Diante do surgimento e evolução das diversas tecnologias, sendo elas digitais ou não, torna-se natural que todo o Sistema Judiciário Brasileiro, principalmente os Institutos de Criminalística, tomem como parte inerente ao seu trabalho-fim a utilização destas ferramentas de suporte objetivando diminuir o “gap” existente entre a realidade praticada e o ideal desejado, no que tange ao princípio constitucional da eficiência na administração pública


 

das 17h30 às 18h30   Palestra 

Belchior Moraes |
Perito Criminal, Licenciado em Química e em Biologia, Especialista em Química forense, Professor e Palestrante
NOÇÕES DE BALÍSTICA FORENSE NO LOCAL DE CRIME 

Neste diálogo conversamos sobre as situações encontradas pelo perito criminal de local de crime e conectamos aos conhecimentos de balística forense necessários in locu ou na sessão de balística forense necessários a materialização dos vestígios e consequentemente a produção do laudo, bem coso a apresentação breve de dois casos onde os conhecimentos de balística forense e local de crime foram fundamentais para a elucidação do fato delituoso.

das 19h00 às 19h30  Momento Patrocinador e interação no Instagram @comcifor com Luciene Marinho 

II COMCIFOR – I CONAPERJ
Congresso Multiprofissional de Ciências Forenses  | Congresso Nacional de Perícia Judicia
l

25 de agosto de 2021 | CONFERÊNCIAS EIXO CRIMINOLOGIA  - Comitê de Conteúdo Dra. Denise Morelli | Psicóloga e Perita Forense


das 09h00 às 10h00
   Palestra Inaugural  

Dra. Denise Morelli | Psicóloga, Perita em Psicologia Forense
SERIAL KILLERS – CASO EMASCULADOR DO MARANHÃO

Francisco das Chagas Rodrigues de Brito (Caxias, 1965) é um ex garimpeiro e mecânico autônomo condenado pela justiça como o responsável por diversos homicídios contra crianças no estado do Maranhão, mantendo em comum o vilipêndio e a emasculação das vítimas. O mecânico teria assassinado pelo menos 42 meninos e mutilado seus corpos, que foram encontrados sem os órgãos genitais, sendo que 30 moravam no Maranhão e 12, no Pará. Todas as vítimas tinham o mesmo perfil, com idade máxima de 15 anos e eram de famílias pobres. Ele atraía as crianças para áreas de matagal com a falsa promessa de recompensas e praticava os crimes, que teriam ocorrido entre 1991 e 2002.  O mecânico está preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas desde 2004. De acordo com laudo pericial, Francisco das Chagas é portador de transtorno de personalidade e poderia voltar a praticar novos crimes se fosse solto.

das 10h00 às 10h30  Momento Patrocinador e interação no Instagram @comcifor com Luciene Marinho 



das 11h00 às 12h00
   Módulo 1 – Conferências  

Dr. Renato Fazio |
Advogado Criminalista, Professor,  ênfase em Teoria Geral do Direito, Direito Penal e Processo Penal.
PARAFILIAS – PEDOFILIA,  ZOOFILIA- ASPECTOS LEGAIS 

Os denominados transtornos da preferência sexual são caracterizados pela presença de “impulsos sexuais intensos e recorrentes, fantasias sexuais específicas e práticas sexuais repetitivas e persistentes, exclusivamente em resposta a objetos ou situações incomuns.Portanto, preferência por parceiro sexual que não seja humano, adulto e vivo e/ou cuja finalidade não seja a excitação sexual e/ou procriação definem esse distúrbio que afeta principalmente indivíduos do sexo masculino.

das 12h00 às 12h30  Momento Patrocinador e interação no Instagram @comcifor com Luciene Marinho  



das 13h00 às 14h00
   Módulo 2 – Conferências  

Dra. Renata Zanuso | Psicóloga, Lider Coach, Mestre em Ciências da Saúde
PSICOPATAS DE GRAVATA

 

Embora Hollywood associe o psicopata ao assassino, o comportamento das pessoas com esse distúrbio vai muito além de perfis dispostos à matança. Com charme maquiavélico, eles manipulam os subordinados, os levam a cometer atos antiéticos e são capazes de chantagear sem culpa

das 14h00 às 14h30  Momento Patrocinador e interação no Instagram @comcifor com Luciene Marinho 


 

das 15h00 às 16h00   Módulo 3 – Conferências  

Dra. Denise Morelli | Psicóloga, Perita em Psicologia Forense
PSICOPATIA INFANTIL E TRANSTORNO DE CONDUTA

Crianças podem ter transtorno de conduta, que pode desaparecer com o tempo. Crianças não podem ser consideradas psicopatas, segundo especialistas. A psquiatra Hilda Morana, especialista em psicopatia e psiquiatra forense pela USP, afirma que o cérebro está em formação até os 17 anos..

das 16h00 às 16h30  Momento Patrocinador e interação no Instagram @comcifor com Luciene Marinho 


 

das 17h00 às 18h00   Módulo 4 – Conferências  

Dra. Caroline Andrade | Advogada, pós-graduanda em Psicologia Jurídica e Inteligência Forense
IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS DA MENTIRA POR ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NÃO VERBAL E MICROEXPRESSÕES

 


 

PROGRAMADOS PARA 2ª EDIÇÃO DE SETEMBRO/21

das 09h00 às 10h00   Módulo 5 – Conferências  

Dr. Washington Brandão |
Psicólogo, Mestre em Psicologia, Teoria e Pesquisa do Comportamento
SUICIDOLOGIA. – WASHINGTON BRANDÃO

Suicidologia é o estudo do comportamento e causas suicidas realizado por profissionais da Psiquiatria ou da Psicologia. Suicidólogo é o nome que recebem quando da formação na referida especialidade.

das 10h00 às 10h30  Momento Patrocinador e interação no Instagram @comcifor com Luciene Marinho 



das 11h00 às 12h00
   Módulo 6 – Conferências  

Dra. Adriano Monteiro | Perito Criminal 
PERSONALIDADE – ANTISSOCIAL,  BORDERLINE, HISTRIÔNICA, BIPOLAR

 

Os Transtornos de Personalidade são um grupo de doenças mentais em que os traços emocionais e comportamentais de uma pessoa são mal ajustados. Mas o que exatamente é um traço de personalidade? É simplesmente um aspecto duradouro do comportamento de uma pessoa. Por exemplo: sua tendência à sociabilidade ou ao isolamento, à desconfiança ou à confiança nos outros, e assim por diante. Um transtorno é diagnosticado quando esses traços de personalidade apresentam um “desvio” significativo em relação aos outros e são muito inflexíveis, prejudicando a adaptação da pessoa a situações do dia-a-dia e causando sofrimento e incômodo em seus relacionamentos pessoais e outras áreas de sua vida.

das 12h00 às 12h30  Momento Patrocinador e interação no Instagram @comcifor com Luciene Marinho 



das 13h00 às 14h00
   Módulo 7 – Conferências  

Dra. Adriano Monteiro | Perito Criminal 
PSIQUIATRIA FORENSE – CRITERIOS DE INSANIDADE MENTAL

 

psiquiatria forense é, de forma ampla e genérica, a psiquiatria a serviço da Justiça. Essa subespecialidade da psiquiatria é aplicada a indivíduos supostamente portadores de transtorno mental que violam a lei; e a indivíduos que necessitam de sua proteção, podendo ter um caráter tanto pericial quanto terapêutico



das 15h00 às 16h00
   Módulo 8 – Conferências  

Dra. Leila Feio |
Psicóloga, Mestreo em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Para.
TESTES PSICOLÓGICOS EM CONTEXTO JURÍDICO

A avaliação psicológica para fins forenses é caracterizada pela produção de investigações psicológicas e comunicação de seus resultados visando à aplicação no contexto legal. De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, os psicólogos jurídicos podem: desenvolver atividades de pesquisa visando a construção e a ampliação do conhecimento psicológico aplicado ao campo do Direito, prestar assessoria na formulação, revisão e execução de leis, realizar atendimento psicológico.

 

I CONAPERJ
CONGRESSO NACIONAL DE PERÍCIA JUDICIAL | O papel do Perito Judicial e Assistente Técnico na garantia do contraditório das provas periciais

26 de agosto de 2021 | CONFERÊNCIAS EIXO PERÍCIA JUDICIAL - Comitê de Conteúdo Profª Zulemay Ramos | Perita Judicial


das 09h00 às 10h00
   Palestra Inaugural  

Dra. Zulemay Ramos  | Perita Judicial e Assistente Técnica. Especialista em Documentoscopia e Grafoscopia
IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO NA PERÍCIA JUDICIAL 

Dado que o juiz não é obrigado a possuir conhecimentos em determinadas áreas, a nomeação do perito é de extrema importância. Esse profissional, que possui formação superior, vai emitir um laudo que aponta questões que proporcionam provas periciais.  O curso de Perícia Judicial é um curso que abrange todas as áreas de formação, onde o aluno aprende os trâmites processuais, como: elaboração de laudo e apresentação ao juiz. Sua formação será sua Especialidade Pericial.

das 10h00 às 10h30  Momento Patrocinador e interação no Instagram @comcifor com Luciene Marinho 



das 10h00 às 11h00
   Conferência  

Dr.Marcus Pacobahyba  | Piloto da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB)  atua como Perito Aeronáutico e Assistente Técnico nas esferas judicial e extrajudicial, Palestrante, Presidente  do IBPJ.
PERÍCIAS JUDICIAIS AERONÁUTICAS  

Atualmente, existe uma grande demanda do sistema judiciário brasileiro por profissionais qualificados para atuarem como Peritos em suas respectivas áreas de conhecimento. Porém a grande maioria não sabe como fazer para se tornar um Perito Judicial. Mesmo aqueles que, por aventura, tentam atuar na função de Perito Judicial sem um conhecimento prévio, acabam por cometer graves erros de procedimentos, vindo a prejudicar o bom andamento do processo judicial e, consequentemente, prejudicar a sua própria reputação profissional. Pensando nisso, o Curso de Perito Judicial do IBPJ foi criado com o objetivo de habilitar o profissional que possua formação e experiência em sua área de atuação a atuar como Perito Judicial e Assistente Técnico. É um Curso completo e totalmente atualizado, de acordo com as normas previstas pelo novo CPC, que capacita o aluno a conquistar espaço em um nicho do mercado de trabalho que está em amplo crescimento no Brasil.

das 11h00 às 11h30  Momento Patrocinador e interação no Instagram @comcifor com Luciene Marinho 


das 12h00 às 13h00   Palestra   

Dra. Denise Morelli | Psicóloga, Perita em Psicologia Forense
PERÍCIA JUDICIAL PSICOLÓGICA

A perícia psicológica é um processo de investigação técnico-científica das condições psicológicas das pessoas relacionados a eventos ou fatos sob investigação, seja no plano judicial ou extrajudicial. No caso dos psicológos, há que se configurar, na demanda pericial, a matéria psicológica que será investigada.

das 13h00 às 13h30  Momento Patrocinador e interação no Instagram @comcifor com Luciene Marinho 


das 14h00 às 16h30   PAINEL –  Como trabalhar com a perícia? Atuação dos Peritos Oficiais, Não Oficiais e Assistentes Técnicos  

CASSIO THYONE ALMEIDA DE ROSA | Perito Criminal aposentado da Polícia Civil do Distrito Federal. Perito Judicial, Assistente Técnico e Consultor em processos cíveis e criminais, cadastrado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) | (DF)

 

ALBERI ESPÍNDOLA | Perito Criminal Oficial do Distrito Federal, Especialista em perícia de crimes contra a vida, certificado pela Associação Brasileira de Criminalística, Especialista em Perícia Criminal e Ciências Forenses, Professor em Cursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.


das 16h30 às 17h00 
Momento Patrocinador e interação no Instagram @comcifor com Luciene Marinho 


I CONGRESSO NACIONAL DE PERÍCIA JUDICIAL | O do papel Perito Judicial e Assistente Técnico na garantia do contraditório das provas periciais” 

Robson Mourão Lopes | Perito Oficial de Natureza Criminal; atuação no ICRIM no setor de Morte Violenta e Acidente de Trafego com Vítima; Ex Diretor do CPTCA – Centro de Perícia Técnica da Criança e do Adolescente, atual IPCA;  Diretor do ICRIM-São Luis/MA – INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA;  Professor Universitário de Graduação;  Professor Universitário de Pós Graduação;  Professor da Academia de Polícia Civil – MA;  Professor da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) – Professor e palestrante do INFOR , do Sucesso Jurídico, da Edufor e do Pitagoras; – Ex professor da UESPI;  Palestrante;  Graduado em Física;  Pós Graduado em Física Geral, Clássica e Moderna; Bacharel em Direito; Pós Graduado em Direito Penal;  Pós Graduado em Direito Processual Penal;  Pós Graduado em Direito Processual Civil;  Doutorando em Direito com ênfase em Penal e Processo Penal;  Capacitado em Conciliação e Mediação de Conflitos;  Coautor de Livro na área Criminalística;  Autor de artigos na área Criminalística, Criminologia e Direito Penal.


 

Marek Henryque Ferreira EkerPossui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco,  Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialização em Perícia e Genética Forense pela Faculdade dos Guararapes e Doutorado em Biologia Aplicada à Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi Coordenador Geral de Pós-Graduação do Centro Universitário Tiradentes, Maceió (2017/2018). É Perito Criminal do Estado de Alagoas, do Laboratório de Genética Forense. É Coordenador e docente da Pós-Graduação em Perícia Criminal e Ciências Forenses do Centro Universitário Tiradentes, Maceió. É revisor científico da Revista Brasileira de Criminalística, na área de genética forense. É palestrante, com ênfase nas temáticas de perícia criminal e genética forense.


 Zulemay Ramos |Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (Português-Inglês)e Lingua Espanhol pela Escola Superior Madre Celeste, Especialização em Perícia Grafotécnica e Documental pelo Instituto Nacional São Paulo, Especialização em Perícia Judicial e Extrajudicial pelo Ipebj – Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, Graduanda Serviços Jurídicos e Notoriais pela Faculdade Wyden Educacional, Mestre e Doutora em Linguística pelo CIC – California International College. Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagogica pelo Senac Brasil, Especialização em Tecnologia da Educação na USP – Universidade de São Paulo. É Educadora Google Certificada. Filiada ao Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário (IBRAJUS), Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e vinculada ao Cadastro Nacional de Peritos do Brasil. Premiada em 2014 com o troféu Excelência e Qualidade Brasil, em 2015 Troféu Manuel Beiras, 2015 honraria Sebrae Mulher, 2017 PIP, 2018 Troféu Anita Garibaldi, 2018 Prêmio Referência Nacional – ANCEC. Ministra cursos de Grafodocumentoscopia para empresas públicas, privadas, bancos, cooperativas e tabelionatos em todo Território Nacional e atua como perita judicial e Extrajudicial nos Estados do Pará e São Paulo.


Cristiano Mougenot Mores |Médico Veterinário graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995). Possui as seguintes especializações: Administração de Empresa Agrária e Agroindustrial (1998), Docência Superior (2010) e Direito Ambiental (2021). Oficial Veterinário R/2 do Exército Brasileiro, na ativa entre 1996 e 2003. Foi Oficial de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) entre 2005 e 2007. É Perito Criminal Federal desde 2007 e ocupa o cargo de chefe substituto do Setor Técnico-Científico da Polícia Federal em Goiás, integrando ainda o Grupo de Perícias de Meio Ambiente. Participou de diversas missões e operações da Polícia Federal, principalmente aquelas relacionadas às áreas de meio ambiente e de saúde pública, em diversas regiões do País. Foi um dos responsáveis pela perícia dos danos à fauna em Brumadinho após o rompimento de uma das barragens. É professor de pós-graduação desde 2013, tendo lecionado no IPOG, Damásio e FTA. Atualmente, leciona nos seguintes cursos de especialização da FTA: Perícia Criminal e Ciências Forenses, Medicina Veterinária Forense e Perícia Ambiental, sendo coordenador desses dois últimos.


Cássio Thyone Almeida de Rosa | Perito Criminal da Polícia Civil do Distrito Federal, aposentado em outubro de 2016, com 23 anos de carreira e lotações na Seção de Perícias de Crimes Contra a Pessoa (16 anos) e na Seção de Perícias Documentoscópicas (5 anos); Perito Judicial, Assistente Técnico e Consultor em processos cíveis e criminais desde janeiro de 2017, cadastrado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT);Geólogo formado na Universidade de Brasília, com especialização em Geologia Econômica; Agente de Segurança de Voo, formado pelo CENIPA (Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos) em 2007, habilitado para investigações em acidentes aeronáuticos; Áreas atuação: Criminalística, Crimes Contra a Pessoa, Local de Crime, Documen-toscopia, Grafoscopia, Acidentes Aeronáuticos e Perícias em Incêndios; Professor da Academia de Polícia Civil do Distrito Federal;  da Academia Nacional de Polícia da Polícia Federal; da Força Nacional de Segurança Pública; de Cursos de Pós-graduação em Criminalística e Direito (INFOR – Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses – Belém/Macapá/São Luís/Manaus/Boa Vista/ Florianópolis; Faculdade Projeção – Brasília, IFAR – Instituto de Estudos Farmacêuticos – Brasília; Iccaros Instituto de Ciências Aplicadas – Brasília; Instituto Keynes – Curitiba/Londrina/São Paulo/Brasília; UNIPE – Centro Universitário de João Pessoa-PB; IECSA – Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências da Saúde de Macapá); Escola do Legislativo Prof. Wilson Brandão (Teresina – PI); DALMASS – Escola de Líderes (Goiânia – GO); Ex-Professor de Medicina Legal da UDF – Brasília, no curso de Direito; Instrutor em cursos de capacitação na área de Documentoscopia;  na Empresa Regula Forensics, na área de Documentoscopia; Tutor de cinco disciplinas no projeto EAD da SENASP entre 2007 e 2016; Título de Especialista na área de Crimes Contra a Pessoa, concedido pela Associação Brasileira de Criminalística em 2006; Cursos e palestras em todos os estados da Federação, além do Distrito Federal e no exterior (Chile, Peru, Argentina e Paraguai); Autor do capítulo sobre Perícias em Locais de Crimes Contra a Pessoa, no livro “Criminalística – Metodologias e Procedimentos”;  Autor do Anexo sobre Perícia no Manual de Referência para Ouvidores de Polícia do Brasil, editado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos; Coautor do Capítulo 2 do livro “Datiloscopia e Revelação de Impressões Digitais”; Coautor do Plano de Contingência da PCDF para Atuação em Eventos Fatais com Multidão; Articulista da Newsletter Fonte Segura, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, onde publica a coluna Perícia em Evidência, desde fevereiro de 2020; Membro do Conselho Nacional de Segurança Pública – CONASP (2016-2018); Membro do Conselho Nacional de Defesa Civil – CONPDEC (2016-2018); Membro do Conselho Administrativo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública – FBSP (2016 a 2020; ocupando a presidência do Conselho entre 2017-2018; Filiado a Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística (ABPC), Associação Brasileira de Criminalística (ABC), Associação Brasileira de Antropologia Forense (ABRAF); a International Association of Identification (IAI) e ao Instituto Mexicano de Pesquisa Científica e Forense.

 

  

Fale agora conosco via WhatsApp
Enviar via WhatsApp